Carregando...
Início Notícias
Ler notícia

Compartilhar

Palavra livre discute PortoPrev e progressão funcional dos servidores

Palavra livre discute PortoPrev e progressão funcional dos servidores
10
AGO
Palavra livre discute PortoPrev e progressão funcional dos servidores
Vereador João Lázaro falou sobre PortoPrev e resposta de um de seus requerimentos

Na sessão ordinária de segunda-feira (07/08), o vereador João Lázaro (PSDB) utilizou a tribuna na palavra livre inicial para falar sobre o PortoPrev e resposta de um de seus requerimentos sobre progressão funcional dos servidores públicos municipais.
“Gostaria de, primeiramente, fazer um esclarecimento porque há algumas pessoas maldosas que gostam de espalhar o terror e andaram dizendo que o nosso PortoPrev está falido e, conversando com uma pessoa que faz parte do Instituto, me foi esclarecido que o PortoPrev fechou o mês passado com R$ 198 milhões positivo”, iniciou João Lázaro.
Para o mês de agosto, o vereador disse que a previsão é que o Instituto feche com R$ 200 milhões positivos. “Então, essas pessoas gostam de espalhar o terror, tem maldade no coração porque isso deixa o funcionário público apreensivo e não é verdade. O cálculo atuarial é corrigido ano a ano e, de acordo com a situação, é feito os aportes da Prefeitura”, explicou.
O parlamentar tranquilizou os servidores em relação a suas aposentadorias. “Algumas pessoas querem convencer os funcionários espalhando fake news e tem muitos funcionários públicos, principalmente os mais humildes, que se apavoram achando que não vão ter aposentadoria. Então, estou passando aqui que é uma inverdade, o PortoPrev está bem”, concluiu.
Em relação à resposta de seu Requerimento nº 399/2023, em que solicita informações sobre aumento no percentual de promovidos pela Avaliação Funcional, João Lázaro disse que teve uma devolutiva positiva. “Nós pedimos para que o prefeito olhasse com carinho e aumentasse o percentual tanto para a progressão por merecimento quanto por antiguidade e recebemos uma resposta positiva.”
As porcentagens que antes eram de 5% dos funcionários do setor a serem promovidos passam a ser de 20% por merecimento e 10% por antiguidade. “É algo que nos enche de alegria, aumentando as chances de os servidores serem promovidos. Quero parabenizar o prefeito que olhou com carinho para os funcionários públicos e abriu a possibilidade de em três anos praticamente todos os servidores serem promovidos”, detalhou.
Finalizando sua fala, João Lázaro comentou sobre uma indicação feita pela vereadora Priscila Franco (PSDB) a respeito de reflorestamento a ser feito por um novo supermercado a ser aberto no município. “Existe um projeto chamado “Compensação ambiental” e, uma vez que eles cortarem aquelas árvores lá, será feita uma compensação ambiental e essas árvores serão entregues à Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria para que seja dada a destinação mais adequada para o replantio.”

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira